Vontade de comer vs Deficiência Nutricional
- Daniela Pini
- 1 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Já parou para pensar que quando tem vontade de comer algum alimento, seu corpo esteja sinalizando uma deficiência nutricional?
No consultório recebo muitas pessoas que não conseguem ficar sem o doce diariamente, principalmente o chocolate. Em muitos casos o consumo aumentado de chocolate pode ser um hábito criado ou um comer emocional, mas também pode estar associado a falta de algum nutriente.

O copo demonstra os sinais
Alguns estudos relacionam que o aumento no consumo de chocolate (principalmente os mais amargos), está relacionado com a falta de alguns nutrientes (magnésio, cromo e vitaminas do complexo B). O chocolate é rico nesses nutrientes, o que faz você aumentar sua ingestão. Diante disso você pode oferecer ao seu corpo outros alimentos ricos nesses nutrientes, como por exemplo a semente de abóbora, que diminuirá a vontade do chocolate quando sua célula está nutrida. Seu corpo terá a necessidade de consumir mais alimentos fonte de magnésio, cromo e vitaminas do complexo B que são exatamente os que suas células precisam para ficarem bem nutridas.
Na maioria das vezes pessoas que tem compulsão alimentar, normalmente exageram em alimentos doces ou carboidratos. Existe trabalhos que relacionam pessoas com compulsão alimentar com baixas taxas de serotonina. Para que haja uma maior quantidade de triptofano no cérebro para que forme a serotonina, o corpo procura por doces e carboidratos. A presença de glicose na barreira hematoencefálica no cérebro auxilia a passagem do triptofano e isso faz com que aumente a serotonina.
Nosso corpo é sábio e ele tem a capacidade de mostrar o que está faltando de alguma forma. Outro exemplo é quando a pessoa passa perÃodos longos sem comer, e fica com muita fome, o corpo pede por carboidrato, alimento que vai liberar energia rápida.

A busca do corpo por açúcar
Tem pessoas que tem vontade de comer alimentos DOCES em geral e não somente o chocolate. O aumento de açúcar no cérebro estimula a produção de alguns neurotransmissores como dopamina, serotonina, o que promove uma sensação de bem estar momentânea.
Quando comemos uma alimento com mais açúcar, aumentamos a quantidade de insulina para colocar esse açúcar dentro das células e com isso desregulamos os nÃveis de glicemia podendo adquirir uma resistência insulÃnica. Provavelmente o nutriente que falta com esse excesso de doce na sua alimentação é o magnésio e o cromo.
Então para suprir isso que tal aumentar as frutas? Gradativamente vá diminuindo o consumo dos DOCES e chegará um momento que suas células estarão bem nutridas e sem a necessidade do consumo exagerado de açúcar.
DICA: Antes de comer o doce pergunta ao seu corpo se realmente tem a necessidade de comer aquele doce naquele momento.
Salgados e Frituras
E quando tem pessoas que escolhem mais os alimentos SALGADOS? Quando a necessidade é maior por alimentos salgados, temos uma produção aumentada de cortisol (hormônio do estresse) na adrenal, é um sinal de que temos que equilibrar os neurotransmissores. Aumentar o consumo de legumes, verduras e água é uma excelente opção nesses casos.

Em alguns casos a vontade das pessoas é especÃfica, por exemplo o PÃO. A vontade por pão sugere que esteja faltando fibra e gorduras boas no nosso corpo, portanto devemos aumentar o consumo de nozes e oleaginosas, frutas e verduras.
Muitas vezes temos vontade de comer, mas não é fome então que tal ver se é sede? Quando temos nÃveis baixo de hidratação tendemos a achar que é fome. Então tome água antes de comer e sinta se a fome passa, muitas vezes ela passa!
Quando temos uma fluidez maior de vitaminas e minerais pelo nosso corpo, melhoramos o aporte de neurotransmissores e temos uma diminuição na demanda pelo pão. Corpo e células nutridas as vontades diminuem.
E aquela pessoa que AMA uma FRITURA? Com certeza está faltando gordura saudável e cálcio. Vamos então aumentar o consumo de abacate, peixes, azeite, oleaginosas, gorduras boas!
O consumo alto de gordura saturada (frituras) produz uma substância chamada endocabinóide no intestino, a qual manda mensagem para o cérebro para comer cada vez mais essa gordura. Estudos mostram que a gordura saturada gera uma dependência, quando comemos as gorduras boas diminui a necessidade da gordura saturada!
_edited.png)